O dia em que nossas vidas mudaram

Dia 11/03/2020, onde você estava? Você sabe que dia foi esse? Vamos lá, foi o dia que OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia.

Ou seja, ocorreu um aumento do número de casos do novo coronavírus e a disseminação global chegou a um nível de infecções incalculável, atingindo mais 114 nações. 

Como dizia os mais antigos “É o fim dos tempos”

Sabe o que quero falar, que se você é farmacêutico ou trabalhador da área da saúde independente da atuação, eu sei onde vocês estavam e posso afirmar, vocês ainda estão ai trabalhando meus amigos.

Obrigado pelo carinho que vocês sempre tem nos seus atendimentos.

Quando eu estava escrevendo, lembrei de um causo que meu avô Farmacêutico Jesuz Mora, CRF-SP 1826, nos constava e sempre com orgulho, Que quando o médico prescrevia um antibiótico, não é como é hoje muita facilidade, por exemplo hoje temos o azitromicina que a posologia é  1 comprimido a cada 24 horas, ou o ciprofloxacino que pode ser 1 comprimido a cada 12 horas, pensem bem o antibiótico de antigamente era a famosa PENICILINA, e a posologia era a cada 6 horas e modo de administração injetável. Voltando ao causo do meu avô os clientes precisava tomar o medicamento, e a única opção era meu avô pousar na residência dos clientes para poder aplicar na madrugada e muitas vezes os clientes na década de 50 e 60 moravam em sítios, chácaras  e fazendas algumas de difícil acesso.

Onde eu quero chegar, imaginem na qualidade da assistência farmacêutica que meu avô praticava e falando em assistência farmacêutica de qualidade voltem ao presente, vou provocar vocês.

Como vocês estão lidando com a pandemia?

Vocês saíram do modo pânico e entraram no modo Calmaria (organizados)?

Vou dar 4 dicas imperdíveis para vocês gestores, agregarem mais em suas farmácias
1º – Calma, ela nos faz ter percepções amplas do que temos que fazer, e ela é nosso porto seguro para poder tomar decisões simples.
2º –  Estoque bem posicionado, evita rupturas desnecessárias, e um estoque bem preparado para qualquer época do ano é importante, o cliente agradece, evitando o cliente fazer peregrinações em várias farmácias atrás de medicamentos.
3º –  Entregas, se vocês não faziam, a hora é agora
4º – Telemedicina, a modernidade é sensacional, o seu cliente pode ser atendido pelo médico de confiança dela no conforto do lar, sem ter perigo de ser contaminada com qualquer vírus ou bactérias, o cliente recebe um código pelo celular que pode procurar uma farmácia de confiança que tem o aplicativo para abrir a receita e fazer o atendimento.

A tendência hoje em dia é o que der certo pós pandemia fique, o que não der será adaptada

Para finalizar com o causo do vô que contei para vocês, hoje em dia muitas vezes o cliente quer apenas uma conversa, e esta conversa pode salvar o dia deles, gerando valores para sua empresa e acontecendo que o próprio cliente faça a sua propaganda, no jeito mais antigo, bom e velho BOCA-A-BOCA

Autor
Dr. Fabio Leonardo Mora
CRF-SP 39.747

 

Compartilhar:
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Dr. Fabio Leonardo Mora
Carregar mais em Farmácia e drogaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Vocês são shoppers ou consumidores?

E agora como distinguir quem esta dentro da sua farmácia?. Estamos perdidos? Para escrever…