Antes de nos aprofundar no assunto em si, o que eu vou escrever vocês vão entender, quando vocês passam na frente de uma farmácia ou entram, aquele cheirinho de farmácia é inconfundível, alguns dizem que é de éter, outros dizem que é ácido acetilsalicílico infantil, e tem vários outros, quando eu trabalhei com minha família na farmácia, nós comercializávamos chá de camomila, chá de hortelã, aniz estrelado, produtos de fragrâncias fortes e que fixam na memória.
Como eu estou todo dia dentro de uma farmácia as vezes não sinto, sabem o que eu faço?.
Quando estou andando e passo perto de uma farmácia vou com passos  lentos só pra sentir o cheirinho e as vezes entorto até a cabeça, e sabem porque eu faço isso?.
Para ativar meu sentido do olfato e lembrar do meu avô, do meu pai, da minha infância, sensação agradável, e é está a mensagem que o marketing sensorial quer buscar, eles querem ativar todos os sentidos, as vezes ativando só um já faz a diferença, imaginem ativando todos ao mesmo tempo.
Ativar a experiência sensorial, que faz o cliente lembrar de algo afetivo é uma simples ação, porque vem do inconsciente, e as vezes não é gastando muito dinheiro e sim aplicando de forma correta. 
Nesta ocasião poderemos proporcional um geração de valores sobre a empresa, que vai sempre ficar na memória dos clientes. 
Quem não tem na memória o cheirinho da avó ou d0 avô?, compra os mesmos produtos que eles compravam só para ter eles bem pertinho de nós, e quem já é pai e mãe e não compra um sabonete ou shampoo infantil só para lembrar dos filhos que estão longe morando e estudando fora, fechem os olhos agora e pensem nos cheirinhos que mais os agrada. 
Estas ações involuntárias faz bem a saúde, o cérebro libera substância que nos acalma. 
Vou dar dicas dos sentidos aqui para vocês, para que vocês apliquem em suas farmácias e seus clientes se sinta seduzidos para entrar na sua farmácia e consequentemente tendo uma experiência incrível de compra.
E quais são eles: 
  • Tato
  • Olfato
  • Paladar
  • Visão
  • Audição. 
  • TATO: Ter o contato real com o produto, faz toda a diferença, dê na mãos dos clientes, vc ativa a sensação, que depende dele para ter o produto, ele já considera como dono do produto.
  • OLFATO: Maioria dos cheiros arremetem  a lembranças e esta sensação é instantânea, uma dica se vocês querem vender mais produtos que liberem cheiro, sabonetes, perfumes, hidratantes, abra os frascos na medida do possível, sem romper lacres e deixe os clientes sentirem a fragrâncias, imaginem com este sentido ativado os clientes vão lembrar de quando eram crianças, sentir o cheirinho da vó da mãe, ou alguma mãe ativando os sentidos e lembrando de quando os filhos eram pequenos. 
  • PALADAR: alguns de vocês, vão pensar, como ativar este sentido na farmácia? Como? Vou dizer pensem fora da casinha, Vocês podem colocar uma mesinha com água, café e bolachinhas, e pensando no cliente com esta ação vocês fazem que diminua a sensação de demora dos clientes (tomem cuidado com as regras do covid-19)
  • VISÃO: É a marca da sua empresa, pense se sua farmácia está sendo vista, 
  • AUDIÇÃO: Proporcionar um local agradável, um fundo musical uma playlist bem elaborada faz toda a diferença, seguindo sempre as leis dos direitos autorais. 
Este artigo é uma provocação para ver se tudo isso que eu escrevi vocês já fizeram? Ou estão fazendo ? Ou vão fazer? Independente da resposta estude o mercado. 
Autor:
Dr. Fabio Leonardo Mora
CRF-SP 39.747
Compartilhar:
Carregar mais artigos relacionados
  • Vocês são shoppers ou consumidores?

    E agora como distinguir quem esta dentro da sua farmácia?. Estamos perdidos? Para escrever…
  • A arte de Encantar

    Estamos no século XXI, a famosa era digital, tecnologia, conhecimentos, compras, muitas fa…
  • Novos e Velhos Valores

    O dia em que nossas vidas mudaram Dia 11/03/2020, onde você estava? Você sabe que dia foi …
Carregar mais por Dr. Fabio Leonardo Mora
  • Vocês são shoppers ou consumidores?

    E agora como distinguir quem esta dentro da sua farmácia?. Estamos perdidos? Para escrever…
  • A arte de Encantar

    Estamos no século XXI, a famosa era digital, tecnologia, conhecimentos, compras, muitas fa…
  • Novos e Velhos Valores

    O dia em que nossas vidas mudaram Dia 11/03/2020, onde você estava? Você sabe que dia foi …
Carregar mais em Farmácia e drogaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Vocês são shoppers ou consumidores?

E agora como distinguir quem esta dentro da sua farmácia?. Estamos perdidos? Para escrever…