A Farmácia Clínica foi criada nos Estados Unidos na década de sessenta.
Através do cuidado farmacêutico dentro do ambiente hospitalar.
Em 2013 foi publicada a Resolução 586/13 pelo Conselho Federal de Farmácia, com o objetivo de regulamentar a prática da indicação de medicamentos; muito comum no nosso país.
A legislação também fortalece a integração do farmacêutico, com todos os profissionais da saúde envolvidos no tratamento.
A prática é comum há muitos anos na Europa e é tendência na medicina mundial. Já que prescrição farmacêutica reduz os custos do sistema de saúde.
Vale ressaltar que a prática não tem a intenção de ultrapassar os limites da atuação médica.
Lembrando que o farmacêutico não pode modificar a prescrição emitida por outro prescritor, com algumas exceções; em casos de incongruência da dose, falta do ativo no mercado ou forma farmacêutica. A alteração da droga ou dosagem, tem como intuito colaborar com o tratamento.
E toda mudança deve ser comunicada ao prescritor.
Na consulta, o farmacêutico seleciona e documenta as terapias farmacológicas e não farmacológicas e outras intervenções.
Visando sempre a prevenção de doenças e a recuperação da saúde.
A prescrição farmacêutica deve ser efetuada somente por um profissional cadastrado no conselho regional de farmácia do seu estado.
Sempre com embasamento científico e princípios éticos, seguindo as normas das políticas de saúde e legislação vigentes no país.
Podendo ser realizada em diferentes estabelecimentos, como farmácias, drogarias, consultórios; em serviços de saúde e atenção farmacêuticas.
O importante é respeitar a privacidade do paciente e assumir a confidencialidade do atendimento.
Esta prestação de serviços, caracteriza uma forma de atuação clínica do farmacêutico, no intuito de promover a saúde e atender as necessidades do paciente com pequenos transtornos.
O profissional farmacêutico é habilitado a indicar produtos com finalidade terapêutica e medicamentos isentos de prescrição médica, os MIPs (medicamentos isentos de prescrição):
- Os relaxantes musculares;
- Medicamentos para dor e inflamação;
- Aminoácidos;
- Minerais, suplementos vitamínicos;
- Estimulantes de apetite e tônicos orais;
- Antiácidos;
- Antieméticos;
- Antipiréticos;
- Antiespasmódicos;
- Antiparasitários orais e tópicos;
- Anti-histamínicos;
- Anti-seborréicos;
- Antibacterianos tópicos;
- Antifúngicos tópicos;
- Antiacneicos tópicos;
- Adstringentes;
- Ceratolíticos;
- Cicatrizantes;
- Antisépticos orais;
- Dermocosméticos;
- Escabicidas;
- Expectorantes;
- Mucolíticos e sedativos da tosse;
- Fluidificantes nasais e umectantes nasais;
- descongestionantes nasais;
- Colírios;
- Emolientes e lubrificantes cutâneos;
- lubrificantes de mucosas;
- Reidratantes orais.
O ato de prescrever não engloba apenas as recomendações das opções terapêuticas e ofertas de serviços.
Confere também uma ampla análise do doente como um todo, para o encaminhamento a outros profissionais ou serviços de saúde.
Esse cuidado integral propicia a valorização do profissional farmacêutico.
O farmacêutico clínico contemporâneo atua no cuidado direto ao paciente.
A análise das prescrições, contribui de forma decisiva, para reduzir erros de medicamentos da mesma classe farmacológica.
Ocasionando piora do quadro do paciente e gastos desnecessários.
A prevenção da interação medicamentosa, e o cuidado clínico na farmacovigilância são imprescindíveis, para uma terapia medicamentosa de resultados.
O farmacêutico colabora com informações técnicas fundamentais, complementando a comissão de profissionais envolvidos, a definirem o melhor tratamento e qualidade de vida para os pacientes.
Autora:
Dra Vera Prado
CRF 25.202
Graduada em Farmácia pela Universidade do Sagrado Coração (1999); com especializações em Farmácia Estética e Gestão Empresarial. Empreendedora por vinte anos na área magistral. Farmácia Clínica, com ênfase em Prescrições em Estética (suplementos nutricionais e dermocosméticos). Consultora em Cosmetologia aplicada à Estética de Resultados e Longevidade Saudável. Farmacêutica integrativa (meditação, aromaterapia, fitoterapia, terapia multidimensional e thetahealing) e Coach Integral Sistêmica da Saúde e Emagrecimento através da gestão das emoções.